Sunday, June 8, 2008

PhotoEspaña2008

PhotoEspaña é um dos maiores foros internacionais de fotografia onde estão presentes os nomes mais conceituados da história da fotografia. Este festival é possível graças ao apoio de empresas privadas e instituições públicas como o Ministério da Cultura, a Comunidade de Madrid e o Ayuntamiento de Madrid.

As exposições estão repartidas em 61 espaços expositores entre museus, galerías, centros de arte e salas de exposições de Madrid, Cuenca e Portugal.

Já fui visitar duas delas e adorei cada foto que vi. Estão realmente muito bem pensadas e têm fotos impressionantes.
A primeira que vi, situa-se junto da minha casa, na Sala de Exposições do BBVA, en AZCA. É de Bill Brandt e intitula-se "The Home". Centra-se no início da revolução industrial de Inglaterra, num período que vai desde os finais dos anos 30 até finais da década de 40. Tem fotos de famílias de classes distintas e que vivem também em zonas distintas da cidade. É impressionante ver as diferenças que há entre elas.
Também tem fotografias de crianças cujo espaço onde brincavam era a própria rua, sem o supervisionamento de um adulto, o que acabava por se tornar num espaço perigoso e ele próprio falava disso em diversos artigos.




A outra que vi que é também impressionante, e que de entre as duas, foi a que mais gostei, é a de W. Eugene Smith. Esta está presente no Teatro Fernán Gómez em Colon e intitula-se "More Real than Reality". Tem realmente fotos inesquecíveis e muitas delas famosas e já muito vistas pelas pessoas, o que não deixa de ser interessante, porque estão realmente fantásticas. Aqui estão representados os seus trabalhos mais importantes: Country Doctor, Nurse Midwife, A Man of Mercy, Spanish Village (estas sob alçada da revista Life), Pittsburgh e Minamata (estas por sua conta).
São realmente muito boas e aconselho a que vejam pois mostram a realidade tal como ela era na altura.






Se tiverem oportunidade de verem aconselho vivamente, já que as entradas são grátis e estão todas em sitios onde é muito fácil chegar. Se conseguir vou visitar todas elas ;)

Para mais informações: http://www.phedigital.com/festival

No comments: