Monday, June 16, 2008

BODIES - The Exhibition

Hoje fui ver a exposição BODIES - The Exhibition que está até dia 15 de Julho aqui em Madrid.
O estudo da anatomia humana funcionou sempre sobre um princípio básico: Ver é Saber. E é baseado no ver que esta exposição é feita. Podemos ver como funcionam os músculos quando estamos a fazer esforços ou quando simplesmente estamos sentados, podemos ver a diferença entre um pulmão saudável e outro que não está saudável, ver o coração e como funciona, a pele, um embrião e a sua evolução, o sistema respiratório, os ossos, enfim conseguimos ver tudo e ter uma ideia de como funciona o nosso corpo humano.
Esta expoisção serve para que as pessoas tenham uma ideia do que temos debaixo da pele – como o corpo funciona, do que necessita para sobreviver, o que o destrói, o que o reanima.



O mais surpreedente nisto tudo é que foram utilizados corpos verdadeiros, e isto foi feito através do seguinte processo:

1. Um espécime humano é preservado temporariamente para parar a decomposição.

2. O espécime é dissecado para apresentar sistemas e estruturas específicos.

3. A dissecção é imersa em acetona para evacuar toda a água do corpo.

4. Desidratado, o espécime é colocado num banho de polímero de silicone e selado numa câmara em vácuo.

5. Em vácuo, a acetona sai do corpo em forma de gás e é substituída pelo polímero de silicone até ao mais profundo nível celular.

6. O polímero de silicone endurece com a cura.

7. O espécime preservado permanentemente, com a estrutura intacta, está preparado para ser examinado e estudado.

Gostei bastante de ver e aprendi um pouco mais ácerca de como funciona o corpo humano, entre as aulas de ciências e o que vi ali, tudo junto dá para perceber bastante como esta máquina funciona.

O site, para quem quer ver a exposição em Madrid é: http://www.bodiesspain.com/Home/tabid/36/Default.aspx
e o site oficial: http://www.bodiestheexhibition.com/bodies.html

Aconselho, a quem tiver oportunidade, de ver esta exposição pois podem aprender um pouco mais e ver como funciona o nosso corpo por dentro.

No comments: