Thursday, April 16, 2009

Vivo há 2 anos em Madrid...



Faz hoje 2 anos que vivo em Madrid. Posso dizer que está a ser e foi uma experiência bastante positiva, com tudo o que é inerente a ela, as lágrimas, os sorrisos, a batalha, umas guerras perdidas e outras ganhas, a evolução, o isolamento, as amizades, os amores e desamores, a cultura, enfim, uma parafernalia de coisas que só quem passa por algo parecido pode ter ideia.
Se quero continuar aqui? Essa é uma pergunta que me fazem muito e a minha resposta é NÃO. Até poderia ir para outro país, outra cidade, mas continuar aqui é que não. Madrid é uma cidade bonita, mas para mim ñ dá para viver. Habituada ao mar como estou esta cidade mata-me um pouco pela falta dele. E não é só isso, é uma grande capital e tudo o que passa aqui é ou 8 ou 80. Uma cidade linda para fazer umas visitas culturais, oferece coisas que outras cidades ñ oferecem. Tem museus muito bons, concertos ao vivo e grátis, exposições excelentes, tantas que uma pessoa teria de desdobrar-se para as ver todas, muitas são grátis também, têm a siesta, as tapas, a rede de transportes é muito boa e podemos ir a qualquer lado que há sempre um ou mais transportes que nos levam. Mas ao mesmo tempo é um local onde as pessoas gritam, ñ falam, gritam para se ouvirem e não para ouvirem os outros, o egocentrismo está em toda a parte e a única coisa que lhes importa é o próprio umbigo. Claro, não posso generalizar, há pessoas que não são assim, mas infelizmente as que conheci que não eram assim também não são espanholas (algumas). Ñ gosto viver num sitio onde os homens passam mais tempo ao espelho que a ter uma conversa agradável com uma mulher, onde as pessoas correm e não vêm os outros, não importa se estás na frente porque quem vem a correr leva-te atrás e nem te pede desculpa, um sitio onde pôr o lixo no chão e nos jardins é normal e típico, onde permanece o individualismo e não há o conceito de amizade, pelo menos o conceito que eu tenho de ter alguém com quem falar, a quem confiar as alegrias e tristezas...aqui a amizade é alguém que sai de "copas" contigo e ponto. As pessoas são muito brutas, mesmo a falar normalmente estão sempre a gritar, as expressões deles também são bruscas...enfim, é demasiado "capital" para alguém como eu.
Quero voltar para Portugal, quero voltar para Lisboa este ano e sei que vou conseguir realizar este pedido. Adorei a experiência, deu para crescer, aprender um idioma novo, fazer amigos, viajar, conhecer uma nova cultura, alargar os meus horizontes. Graças a esta vivência posso hoje voltar com uma cabeça diferente, com mais força, mais garra e mais vontade de realizar os meus objectivos.
Conclusão, foi uma experiência muito boa mas é hora de voltar para o meu país à Beira Mar plantado.

4 comments:

Anonymous said...

vives "HÁ DOIS ANOS......"

(aqrosa)

Patrícia said...

Pronto, pronto, muito obrigado! Já está corrigido =)

Nix said...

Os parabéns por estes dois anos são, sem dúvida, merecidos.

Volta, que o teu país, a tua cidade, aguarda por ti...

Parabéns!!!!

Patrícia said...

Obrigada, foram 2 anos onde aprendi imenso e que me deram uma "bagagem" extraordinária.

Vou voltar, pois isso é o que mais quero neste momento.