Tuesday, March 3, 2009

Ecovia do Litoral

Vou passar uma notícia da famosa Ecovia do Litoral...sim, conheço-a perfeitamente, aliás a minha irmã tem esta bela linha azul á porta de casa...mostro-vos a foto que tirei lá para que tenham uma ideia do sitío onde os ciclistas podem circular...



NÓS POR CÁ E AS ECOVIAS(Parte I)
Sérgio Inácio *
Nós por cá temos o hábito de criticar o que os outros fazem sem depois apresentarmos soluções ou pelo menos indicar se fossemos nós a fazer como faríamos. Faz parte deste ser português. Lembram-se daquela publicidade: “Eles falam, falam, mas não dizem nada”? Nós neste contexto poderíamos adaptar para “Eles criticam, criticam, mas não apresentam propostas nem alternativas!”.

Nós por cá não concordamos com esta via. Nós por cá defendemos a Ecovia do Litoral, mesmo reconhecendo e aceitando que existem situações a corrigir e a melhorar.

Muito se tem escrito ultimamente na imprensa regional sobre este projecto. Opina-se sobre aquilo que pouco ou nada se conhece e não se faz o devido trabalho de casa. Depois a coisa “vende” melhor quando mais sangrenta estiver. Faz parte deste ser português.

Nós por cá queremos continuar a dar o nosso contributo de uma maneira construtiva e positiva, reconhecendo e aceitando que existem situações a corrigir e a melhorar, tal como atrás referimos, para que o Algarve disponha desta infra-estrutura (vamos chamar-lhe assim).

A Ecovia do Litoral (e não “Ecovia Litoral do Algarve”, como um mensário lhe chamou na sua última edição) resulta de um projecto europeu de criação de um conjunto de corredores cicláveis ao longo da Europa. No quadro deste projecto foram estudadas quatro ecovias para o Algarve: a Ecovia do Litoral, a Ecovia do Guadiana, a Ecovia da Costa Vicentina e a Ecovia do Interior.

A Ecovia do Litoral representa o projecto-piloto na região, ou seja, a passagem de uma ideia que está no papel para o terreno. E o que são então as ecovias? As ecovias são percursos, caminhos, fora das localidades e núcleos urbanos, que priviligiam a utilização da bicicleta, seja como meio de transporte, seja como equipamento de desporto e lazer. Assim, o que tem estado a ser feito na Ecovia do Litoral é recuperar alguns caminhos existentes, melhorar o piso de outros, construir pontes e passadiços de ligação entre troços e dotar todo este percurso de sinalização.

Mas e então as «linhas azuis»? são ecovias? Nós por cá dizemos que as «linhas azuis» não são ecovias e vamos explicar porquê. Desde logo e pela definição de ecovias, que são troços rurais, vamos dizer assim, as «linhas azuis» não são ecovias porque elas surgem nos aglomerados urbanos e a sua função é orientar o ciclista, quando este chega ao fim de um determinado troço de ecovia, para “apanhar” o troço seguinte. É evidente como as «linhas azuis» estão nos aglomerados urbanos, e por razões óbvias, tornam-se a parte mais visível deste projecto e vai daí toca a malhar na Ecovia do Litoral: “Isto é que é a Ecovia?”, “Foi nisto que gastaram 3 milhões de euros?”, “Isto é perigoso para os ciclistas!”. Se não se tivesse optado por dar esta orientação aos ciclistas quais seriam os comentários?

“Nós por cá defendemos o esclarecimento da população sobre o verdadeiro significado deste projecto, o que se pode fazer, por exemplo, tirando partido dos meios já existentes: painéis informativos electrónicos, outdoors, sites municipais, etc., ou promovendo iniciativas em torno do mesmo (veja-se o sucesso que são os passeios pedestres!)”.

Nós por cá convidamo-lo a vir pedalar na Ecovia do Litoral e vai ver que descobre tão perto de si coisas fantásticas. Venha daí!

in http://www.regiao-sul.pt/

No comments: