Bem, andava eu pelos jornais do meu país quando me deparo com esta notícia. Este ano os incêndios começam cedo. É uma pena que sejam sempre no mesmo sítio e que mesmo assim continuem a acontecer de ano para ano, porque será?
Notícia in www.publico.pt
Espanhóis apoiam combate ao incêndio
Duas equipas da GNR reforçam combate ao fogo do Parque Nacional da Peneda-Gerês
22.03.2009 - 16h36 Mariana Oliveira, Samuel Silva
Duas equipas do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR, especializadas no combate aos fogos florestais, vão agora reforçar os meios terrestres na luta contra as chamas na Mata de Albergaria, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) - uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu.
Os galegos também estão a apoiar o combate ao mais preocupante incêndio de hoje, com dez sapadores no terreno, entre 56 combatentes que se encontram a lutar contra as chamas. Um helicóptero espanhol esteve também a apoiar o combate ao fogo, mas neste momento só se encontra no local um helicóptero pesado português. Há outro pedido para um meio aéreo de Braga.
A situação continua difícil, como tem comprovado um repórter do PÚBLICO no local. O comandante nacional de operações de socorro, Gil Martins, explicava ao início da tarde que esta a mata é praticamente impenetrável e que “o principal problema tem sido o vento de leste forte, com rajadas de 70 a 80 quilómetros/ hora” que têm dificultado, e até impedido, os dois meios aéreos de actuar nesta zona junta à fronteira.
Sunday, March 22, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment