Monday, November 19, 2007

De fora para dentro...

Depois de criar um blog de poesia e um outro ácerca das minhas aventuras por Madrid resolvi criar um novo mas com uma vertente diferente. Ñ quero que seja, mais um blog! Este vai ter um pouco de cultura, quer do meu país quer de outros, histórias reais, denúncias, frases, comentários, literatura, pensamentos, enfim, uma série de coisas um pouco mais sérias.
Espero que desfrutem dele tanto como eu vou ter o prazer de o fazer.
Para começar este blog nada melhor que uma pequena introdução sobre o meu belo país, onde se situa, a população, a bandeira, um pouco de história, enfim, informações de carácter geral. Portugal, essa bela terra á beira mar plantada. Um país muito rico em História, costumes, em Gastronomia e em tantas outras coisas como podem ver. Pode ser que assim mais pessoas venham visitar o meu belo país.

Portugal



Capital: Lisboa
População: cerca de 10,848,692 habitantes
Língua oficial: Português
Moeda: Euro
Área Total: 92,345 km²
38°46N, 9°11W
Ano de entrada na UE: 1986
Sistema político: República

Com uma fronteira tão extensa para o mar, não admira que tenhamos assistido a muitos desembarques e embarques. Por isso tornámo-nos desde há muito abertos ao mundo e à comunicação. Absorvemos gentes de variadas origens: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos (que nos deixaram a língua que falamos), povos nórdicos e povos da Mauritânia. Apesar de tantas misturas, o nosso País é dos mais antigos da Europa. No séc. XII tornou-se independente dos outros reinos peninsulares graças ao conde Afonso Henriques que foi nosso primeiro rei por sua vontade própria. Um século mais tarde, com a conquista do Algarve, Portugal acabava de desenhar a sua fronteira continental.

Em finais do séc. XIII o rei D. Dinis criou a nossa Universidade, uma das mais antigas da Europa, e levou-a para a bela cidade de Coimbra. Nos sécs. XIV, XV e XVI fomos os primeiros europeus a navegar até África, ao longínquo Oriente e às profundezas do continente Sul Americano, donde trouxemos uma montanha de raridades. Ainda antes de prosseguirmos pela costa de África, encontrámos os arquipélagos dos Açores e da Madeira, que são parte do nosso território no Atlântico.

Depois de uma crise dinástica que nos colocou sob o trono de Espanha, em 1640 voltámos a ter um rei português porque, embora discretos, temos um grande sentido de independência. No séc. XVIII, D. João V, rei absolutista e amante das artes, mandou construir o imenso palácio-convento de Mafra, e o grande Aqueduto que conduziu a água à cidade de Lisboa. No séc. XIX, lutas partidárias enfraquecem a Monarquia, que acaba por cair em 1910, ano em que se implantou a República.



Somos parte da UE desde 1986, mas continuamos a valorizar as nossas virtudes próprias.

Com esta História, vai ver que a nossa Arte é um pouco diferente daquela que já conhece. Repare sobretudo nas manifestações que nos são peculiares: no "Manuelino", exaltação da época das Descobertas, na forma como soubemos trabalhar a arte do azulejo e no nosso Fado, canção de nostalgia.

Entre os portugueses mais conhecidos figuram Luís de Camões e Fernando Pessoa.


No Verão, durante o mês de Junho, celebram-se por todo o país festas dedicadas aos três santos, conhecidos como populares, S. António, São João e São Pedro. A dança e a música foclórica e o fado estão muito presentes na cultura portuguesa.
Cada região de Portugal tem as suas receitas tradicionais de carne e peixe, entre as quais centenas de maneiras de preparar o bacalhau, prato nacional.


in www.visitportugal.com

No comments: