Espero que desfrutem dele tanto como eu vou ter o prazer de o fazer.
Para começar este blog nada melhor que uma pequena introdução sobre o meu belo país, onde se situa, a população, a bandeira, um pouco de história, enfim, informações de carácter geral. Portugal, essa bela terra á beira mar plantada. Um país muito rico em História, costumes, em Gastronomia e em tantas outras coisas como podem ver. Pode ser que assim mais pessoas venham visitar o meu belo país.
Portugal

Capital: Lisboa
População: cerca de 10,848,692 habitantes
Língua oficial: Português
Moeda: Euro
Área Total: 92,345 km²
38°46N, 9°11W
Ano de entrada na UE: 1986
Sistema político: República
Com uma fronteira tão extensa para o mar, não admira que tenhamos assistido a muitos desembarques e embarques. Por isso tornámo-nos desde há muito abertos ao mundo e à comunicação. Absorvemos gentes de variadas origens: Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos (que nos deixaram a língua que falamos), povos nórdicos e povos da Mauritânia. Apesar de tantas misturas, o nosso País é dos mais antigos da Europa. No séc. XII tornou-se independente dos outros reinos peninsulares graças ao conde Afonso Henriques que foi nosso primeiro rei por sua vontade própria. Um século mais tarde, com a conquista do Algarve, Portugal acabava de desenhar a sua fronteira continental.
Em finais do séc. XIII o rei D. Dinis criou a nossa Universidade, uma das mais antigas da Europa, e levou-a para a bela cidade de Coimbra. Nos sécs. XIV, XV e XVI fomos os primeiros europeus a navegar até África, ao longínquo Oriente e às profundezas do continente Sul Americano, donde trouxemos uma montanha de raridades. Ainda antes de prosseguirmos pela costa de África, encontrámos os arquipélagos dos Açores e da Madeira, que são parte do nosso território no Atlântico.
Depois de uma crise dinástica que nos colocou sob o trono de Espanha, em 1640 voltámos a ter um rei português porque, embora discretos, temos um grande sentido de independência. No séc. XVIII, D. João V, rei absolutista e amante das artes, mandou construir o imenso palácio-convento de Mafra, e o grande Aqueduto que conduziu a água à cidade de Lisboa. No séc. XIX, lutas partidárias enfraquecem a Monarquia, que acaba por cair em 1910, ano em que se implantou a República.

Somos parte da UE desde 1986, mas continuamos a valorizar as nossas virtudes próprias.
Com esta História, vai ver que a nossa Arte é um pouco diferente daquela que já conhece. Repare sobretudo nas manifestações que nos são peculiares: no "Manuelino", exaltação da época das Descobertas, na forma como soubemos trabalhar a arte do azulejo e no nosso Fado, canção de nostalgia.
Entre os portugueses mais conhecidos figuram Luís de Camões e Fernando Pessoa.

No Verão, durante o mês de Junho, celebram-se por todo o país festas dedicadas aos três santos, conhecidos como populares, S. António, São João e São Pedro. A dança e a música foclórica e o fado estão muito presentes na cultura portuguesa.
Cada região de Portugal tem as suas receitas tradicionais de carne e peixe, entre as quais centenas de maneiras de preparar o bacalhau, prato nacional.
in www.visitportugal.com
No comments:
Post a Comment