Thursday, November 29, 2007

Começou a época natalícia


Lá começou mais uma época natalícia...ñ aquela que as criancinhas se portam melhor para receberem as prendas que vão pedir ao pai Natal, nem aquela em que as pessoas já estão a pensar que doces vão fazer, nem aquela que as pessoas esperavam para sair á rua e ver as luzes e as decorações de Natal e muito menos aquela em que uma pessoa se torna solidária e dá o que ñ precisa, e talvez um pouco mais, aos mais necessitados. É aquela época em que as criancinhas estão aos berros nos centros comerciais a exigirem isto e aquilo, aquela em que as pessoas andam a correr stressadas para poderem encomendar os bolos que já começam a escassear e a ñ conseguir encomendas nas melhores pastelarias, aquela época em que de repente todas as associações se lembraram de tocar nos corações e nas carteiras das pessoas (e quando digo todas, são TODAS mesmo), aquela época em que todas as pessoas pegam no carro e correm para os centros comerciais para fazerem as compras de Natal (normalmente é na última semana ou vésperas de Natal como bom tuga que se preze) e é praticamente impossível andar nas estradas e muito menos nos centros comerciais pois ñ há espaço nem para respirar quase, aquela época que as pessoas andam aos empurrões nas ruas e ñ tem nem tempo para olhar as belas luzes e árvores de Natal que estão espalhadas por todo o lado, aquela época que as pessoas se endividam até ao pescoço só para poderem oferecer prendas a toda a gente...
Por mim, já há muito que o Natal é para as crianças, prendas só para elas e para os mais chegados, os outros, uma pequena lembrança. Sim porque ñ é só nesta época que temos de nos lembrar das pessoas, existem 365 dias ao ano para o pdermos demonstrar, por isso ñ sei porque todos se lembram uns dos outros só nesta altura do ano.

Adoro a Baixa Lisboeta no Natal, para mim sempre será um sítio mágico! Adoro as luzes e a árvore de Natal que lá colocam...para mim será sempre um ponto de referência nesta época. Penso é que as pessoas têm cada vez menos espírito natalício e mais espírito consumista.
Tive a infeliz ideia de querer nascer neste dia, para a minha mãe, para os médicos que estavam de banco e para mim mesma...Natal já foi bonito mas ultimamente, para mim, está a perder a beleza e a magia de otrora. Sim, tenho a mentalidade dos antigos, mas ninguém me tira aquela época em que ía para a cozinha junto com a minha irmã, ajudar a nossa mãe a fazer as famosas e deliciosas velhozes de joelho, a época em que adorava enfeitar a árvore de Natal e fazer o presépio e colocar a botinha
junto da árvore para no outro dia ver o que me esperava...claro que sei que o pai natal ñ existe mas vou sempre fazer o mesmo. Pôr as prendas debaixo da árvore com a botinha e abrir na manhá de dia 25. É uma tradição que sempre gostei e sempre o vou fazer.

No comments: