Friday, May 30, 2008

Reclamação para a Iberia


Hoje passou algo a uma amiga minha que pensei que só passasse em filmes. Numa cidade como é Madrid, num aeroporto como é o de Madrid e ainda passam coisas destas...
Ela chegou com as tais 2h de antecedência para fazer o check in. Estava na fila (nos ecrãs estava escrito que para aquele voo poderia fazer o check in do balcão 780 ao 820), quando uma das senhoras, que supostamente deveriam ajudar os viajantes, lhe perguntou para onde ía. Ela respondeu Lisboa e a amável senhora disse para ela ir ao balcão do outro lado porque era mais rápido e teria ali umas máquinas para fazer o que ela queria. Para não esquecer que apenas estavam em funcionamento 4 balcões, 2 dos quais só para quem tinha cartão de embarque. Lá fomos nós e após várias tentativas falhadas resolvemos voltar ao balcão inicial. Resultado, teve mais de 1h na fila e acabou por perder o voo, ela e outras tantas pessoas que tiveram a mesma sorte de encontrar a tal senhora "simpática". Preguiçosos como eles são para fazer as coisas têm mesmo que pôr máquinas para fazer o trabalho por eles, mas pelo menos QUE FUNCIONEM, NÉ!!!
Arranjaram um voo para esse mesmo dia, para as 23:30 sem lugar marcado. Isto quando ainda faltavam 45 mts para entrar no avião. No balcão disseram que já tinham fechado as portas e ela já não podia embarcar. Não teve de pagar nem mais um tostão (a nossa outra amiga disse que era uma clara situação de overbooking).
Resultado, reclamação!! Ela e mais uma fila de gente que se amontoava atrás de nós.

2ª Reclamação, a minha amiga começou a expor a situação a outra senhora "simpática" que lhe disse que não era ali que deveria fazer a reclamação. Dissemos que tinha sido para ali que nos tinham mandado e a senhora, que supostamente nos estava a atender, pega no telefone e começa a falar com a sua família (devia ter ligado para o jardim zoológico ou algo do género). E nós ali á espera. A outra senhora que estava também no balcão, essa sim, simpática de verdade, tinha dito à senhora que estava atrás de nós para reclamar no livro que estava aberto à NOSSA FRENTE!!! Aquele que a outra disse que não era ali que se fazia...Quando chamou a pessoa seguinte (e a outra sempre ao telefone) demos um passo à frente e dissemos que eramos nós, o que deixou a outra um bocado lixada com um F grande. Então esperámos a nossa vez e a nossa amiga escreveu a reclamação.
Lá se despediu de nós e entrou para a zona de embarque (não fosse o diabo tece-las)!! Soube mais tarde que o voo atrasou para a 00:30...uma pessoa depois do trabalho, cansada e ainda tem de passar por isto...enfim!!

Quando viemos embora, para acabar bem, viemos no elevador que só parava no primeiro piso, não descia até ao 0. Mas claro é normal uma pessoa enganar-se, e estavamos ainda a entender o que se estava a passar quando uma senhora, bonita como o ferro velho da esquina (e este ainda tem peças que brilham por isso é mais bonito), com uns modos que se fosse minha filha tinha levada uma palmada bem dada, disse que aquele só chegava ali e que queria ir embora e mais não sei o quê porque depois começou a falar palavreado daquele bonito que só os ruminantes entendem. Foi a ruminar até ao piso de cima, e eu já a ferver com isto tudo só me apetecia mandar tudo para um sitio belo onde não passa a luz do dia.
Tenho a dizer que cada vez "gosto" mais de Madrid, realmente é fascinante a antipatia das pessoas e a educação que vejo no dia a dia, principalmente quando vou ás compras...é que ás vezes chego a pensar que nos querem bater por comprarmos ali, tal não é a simpatia das empregadas...

Curioso o site que descobri: Iberia sucks

4 comments:

Anonymous said...

Realmente acho que essa droga de empresa de 5ª categoria deveria ser extinta! Minha mãe veio do Brasil para passar o Natal cá em Portugal e optou pela Ibéria. Em Madrid quase perdeu o avião porque não lhe deram a informação exacta do portão de embarque, e ainda por cima foram extremamente mal-educados. Se não fosse um cidadão inglês a ajudá-la, ninguém mexeu um dedo quando ela sentiu-se mal disposta e desmaiou. Eu ainda vou dar trabalho no check in da minha mãe quando ela voltar ao Brasil...nem que tenha que levar um arquivo com todas as queixas existentes contra a Ibéria encontradas na net e espetá-lo no focinho do primeiro espanhol mal-educado que se atravessar!Chamo a polícia se for o caso,mas que esculcho essa emprezinha, eu esculacho! Entendo tua raiva e concordo com tuas palavras!

valeria carvalho said...

Em 28 Dezembro de 2009,comprei 3 passagens pela IBÉRIA,para viajar em Julho de 2010( Nº da reserva 4N6A4H).Nesta viagem iria eu(68 anos/idosa),minha filha e neta(12anos).Um sonho que me esforcei para realizar,diante do ano difícil que tivemos.
Só que em Fevereiro 2010,fomos acometidos por mais uma fatalidade.Minha filha no ano passado(Março) iniciou uma luta pela sua vida,fez uma Mastectomia Bilateral(retira dos 2 seios). e diversos tratamentos.Em Fevereiro de 2010 fomos surpreendidas, por um novo tumor,o qual a levou novamente(Março de 2010)a uma internação para retirar e fazer uma nova Biopsia.Nesta mesma cirurgia foi colocado um Expansor mamário.E a mesma se encontra em tratamento.Tornando IMPOSSIVEL a viagem.Pois sou mãe, e tenho que estar ao lado das minhas meninas.
Como poderia eu/MÃE e minha neta/FILHA viajar em tal situação?
Tentei por diversas vezes contatar a IBÉRIA,aqui no RJ,e os telefones de contado,são inviáveis.Pois ninguém aqui no RJ atende.E os demais em SP,é uma loteria…. Fora a espera, que ultrapassou mais de 45min.
a empresa,não possui um canal de atendimento online nem fornece email, para contacto.
Por fim,consegui contato com a IBÉRIA,expliquei toda minha situação.Pedindo para que me fosse data uma outra possibilidade de data.Pois nós não poderíamos,por motivos explicados a eles,viajar neste ano.
Informei que disponibilizaria toda a documentação,referente ao estado de saúde de minha filha.
E eles foram irredutíveis.Dizendo que teria que pagar uma tx se fosse transferir, e a data limite,seria ate 27 Dezembro 2010 E se fosse cancelar perderia 25% do valor da passagem por pessoa, do valor pago.
Quando comprei os bilhetes, não supunha que tal fato fosse ocorrer.Muito pelo contrario, seria uma comemoração e um presente(surpresa) de fim de ano para elas,e o re-inicio de uma nova vida, para nós, pela vitoria da luta que vinhamos passando.
Quando comprei o bilhete, não foi em nenhuma promoção, e muito menos com intenção de troca-los.Pois estava certa de que iríamos realizar este sonho.
Pela posição dos médicos minha filha não poderá viajar este ano,pois seu estado requer cuidados e tratamentos, impossibilitanto o seu afastamento, dos mesmos.E será submetida a uma nova cirurgia em Agosto/Outubro deste ano.
Como pode-se ver, não se trata de um caso deliberado, e sim de saúde.Pois somos seres humanos, e não temos o poder de evitar tais fatos.
Eu gostaria que eles me dessem uma opção de data para depois de Março de 2011.Por motivos mais do que óbvios.
Ninguém esta livre de fatatalidades.
Por isso venho pedir, a ajuda de vocês.
Leda Maria Pacheco de Pina Gouvea - valeriagold@gmail.com

Anonymous said...

Também estou tendo problemas com a Iberia. O site é confuso e o atendimento por telefone é péssimo! Ainda nem embarquei e já estou nervosa :-(.

Anonymous said...

Cuidado com a Iberia

Tem un esquema manhoso para explorar os apssageiros no excesso de bagagem

O bilhete diz lá o limite de 2 volumes de bagagem mas não diz quanto se paga se ultrapassar os 2 volumes

Agora espantem-se : 200 €!
200 ricos euros foi quanto pageui por um terceiro volume que nem atingia os 10 kg!

O bilhete barato de 600 € sai-me caro...

Senti-me enganada. Até porque a maioria do bilhetes diz o custo de excesso de bagagem. N

Vão roubar pra esquina!

Nunca mais viajo pela Iberia!