Wednesday, April 16, 2008

Empresa portuguesa cria serviço de localização de pessoas

Uma empresa portuguesa criou um serviço inovador para telemóveis, semelhante a uma rede social virtual, que permite localizar pessoas em tempo real, prevendo atingir em três anos cerca de um milhão de utilizadores em todo o mundo.
«Com o 'wizi' podemos partilhar a nossa localização e saber onde se encontram amigos, familiares ou outras pessoas que estejam inseridas na nossa rede que funciona um pouco como o 'messenger'», explicou o responsável da empresa que desenvolveu o produto (Timebi), Paulo Dimas.

«Uma mãe pode saber se o filho está na escola ou em casa ou um grupo de amigos pode facilmente encontrar outras se forem sair à noite. Tudo isto em tempo real», exemplificou.

Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis».

A tecnologia só é suportada, por enquanto, por um número restrito de telemóveis (Blackberry), mas a Timebi está a desenvolver a aplicação para outras plataformas, entre as quais a Nokia.

«É a marca de telemóveis mais vendida. Estamos a trabalhar para ter a aplicação disponível [para os telemóveis desta marca] no terceiro trimestre do ano», revelou.

O projecto da Timebi, cujo investimento ronda os 344 mil euros, foi um dos seleccionados no âmbito do sistema de incentivos à inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e vai contar com um financiamento comunitário de 189 mil euros.

«Esse apoio vai ser usado para a internacionalização. Estamos a fazer toda a nossa comunicação em inglês e vamos posicionar a nossa marca globalmente. O nosso objectivo é competir com empresas a nível mundial», adiantou Paulo Dimas, que estima que o 'wizi' venha a ser usado por um milhão de pessoas daqui a três anos.

O responsável da Timebi frisou que «este tipo de aplicação é ainda muito novo, mas prevê-se que venha a ter uma base de utilizadores maior do que a dos GPS».

«É um produto que não serve apenas para utilizações ocasionais, podemos usá-lo no dia-a-dia», referiu.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do site www.wizi.com, sem quaisquer custos para o utilizador.

A Timebi vai rentabilizar o negócio através da venda de publicidade e da subscrição de serviços de informação de trânsito pagos.

«A publicidade contextualizada tem mais valor. Com este serviço, um MacDonald's que se encontre a cinco minutos de distância do utilizador pode mandar uma mensagem informando que tem uma promoção», disse Paulo Dimas.

A informação de trânsito paga é outra aposta de futuro, ainda que só funcione em pleno quando a base de utilizadores for alargada.

«Estamos a desenvolver uma tecnologia precisa que reporta informações relativas ao tráfego, de forma anónima, a partir de dados gerados pelos próprios utilizadores. Será possível saber, por exemplo, que, em determinada altura, se circula na Avenida da Liberdade a 20 quilómetros/hora», adiantou o mesmo responsável.

Diário Digital / Lusa
15-04-2008 9:49:00 in http://diariodigital.sapo.pt

No comments: