Wednesday, April 16, 2008

Empresa portuguesa cria serviço de localização de pessoas

Uma empresa portuguesa criou um serviço inovador para telemóveis, semelhante a uma rede social virtual, que permite localizar pessoas em tempo real, prevendo atingir em três anos cerca de um milhão de utilizadores em todo o mundo.
«Com o 'wizi' podemos partilhar a nossa localização e saber onde se encontram amigos, familiares ou outras pessoas que estejam inseridas na nossa rede que funciona um pouco como o 'messenger'», explicou o responsável da empresa que desenvolveu o produto (Timebi), Paulo Dimas.

«Uma mãe pode saber se o filho está na escola ou em casa ou um grupo de amigos pode facilmente encontrar outras se forem sair à noite. Tudo isto em tempo real», exemplificou.

Paulo Dimas salientou que a privacidade dos utilizadores está salvaguardada: «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis».

A tecnologia só é suportada, por enquanto, por um número restrito de telemóveis (Blackberry), mas a Timebi está a desenvolver a aplicação para outras plataformas, entre as quais a Nokia.

«É a marca de telemóveis mais vendida. Estamos a trabalhar para ter a aplicação disponível [para os telemóveis desta marca] no terceiro trimestre do ano», revelou.

O projecto da Timebi, cujo investimento ronda os 344 mil euros, foi um dos seleccionados no âmbito do sistema de incentivos à inovação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e vai contar com um financiamento comunitário de 189 mil euros.

«Esse apoio vai ser usado para a internacionalização. Estamos a fazer toda a nossa comunicação em inglês e vamos posicionar a nossa marca globalmente. O nosso objectivo é competir com empresas a nível mundial», adiantou Paulo Dimas, que estima que o 'wizi' venha a ser usado por um milhão de pessoas daqui a três anos.

O responsável da Timebi frisou que «este tipo de aplicação é ainda muito novo, mas prevê-se que venha a ter uma base de utilizadores maior do que a dos GPS».

«É um produto que não serve apenas para utilizações ocasionais, podemos usá-lo no dia-a-dia», referiu.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente através do site www.wizi.com, sem quaisquer custos para o utilizador.

A Timebi vai rentabilizar o negócio através da venda de publicidade e da subscrição de serviços de informação de trânsito pagos.

«A publicidade contextualizada tem mais valor. Com este serviço, um MacDonald's que se encontre a cinco minutos de distância do utilizador pode mandar uma mensagem informando que tem uma promoção», disse Paulo Dimas.

A informação de trânsito paga é outra aposta de futuro, ainda que só funcione em pleno quando a base de utilizadores for alargada.

«Estamos a desenvolver uma tecnologia precisa que reporta informações relativas ao tráfego, de forma anónima, a partir de dados gerados pelos próprios utilizadores. Será possível saber, por exemplo, que, em determinada altura, se circula na Avenida da Liberdade a 20 quilómetros/hora», adiantou o mesmo responsável.

Diário Digital / Lusa
15-04-2008 9:49:00 in http://diariodigital.sapo.pt

Dólar faz mínimo recorde face ao Euro

O dólar tocou um novo mínimo histórico face ao Euro esta quarta-feira, valendo agora menos de 64 cêntimos da unidade monetária europeia.
A moeda única europeia alcançou um novo máximo de sempre, pagando 1,5926 dólares no mercado de divisas em Frankfurt, reflectindo os vários factores que estão a fragilizar a divisa norte-americana.

Na terça-feira, o Banco Central Europeu fixou a taxa de câmbio oficial a 1,5828 dólares (referência diária).

Com a depreciação da nota verde para cerca de 0,633 euros, várias commodities vêm renovando máximos históricos.

O preço do barril de petróleo já tocou nova máximo esta quarta-feira nos 114,44 dólares (crude contratado no NYmex), uma subida superior a 0,5% face ao fecho anterior.


16-04-2008 10:54:24
in http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital

Monday, April 14, 2008

E esta Hein? Espanha: Descoberto escaravelho que come e enterra bolotas

Investigadores espanhóis descobriram a primeira espécie de escaravelhos capaz de arrastrar, enterrar e consumir bolotas, uma acção que facilita a germinação das sementes deste fruto, na medida em que estas ficam protegidas de predadores como aves ou roedores.
Após enterrar as bolotas, os escaravelhos da espécie thorectes lusitanicus começam a comer a parte que está mais afastada do embrião (vegetal), mas não a consomem por completo, pelo que as sementes não devoradas continuam a poder gerar novas plântulas (plantas recém-nascidas).

Existem mesmo casos de coleópteros (uma das várias ordens de insectos), que se refugiam dentro dos frutos durante o Inverno.

Apesar de a sua dieta incluir bolotas de sobreiro, azinheira e carvalho, estes escaravelhos preferem as de sobreiro, explicou Jorge Lobo, co-autor do estudo realizado pelo Centro Superior de Investigações Científicas, em parceria com a Universidade de Alicante.

A equipa de investigadores acredita que estes escaravelhos preferem as bolotas por estas terem um alto teor de ácidos gordos essenciais, estando provado que os thorectes lusitanicus alimentados por este fruto mostram taxas de actividade maiores, óvulos mais desenvolvidos e uma resistência-extra ao frio.

O género Thorectes inclui 43 espécies de escaravelhos, das quais 20 se encontram no território íbero-balear, não possuem asas e estão adaptadas ao consumo de fezes de vertebrados e outros detritos em decomposição.

Segundo os investigadores, «agora é necessário calcular que percentagem das bolotas enterradas geram novas plantas» e saber «se a taxa de germinação depende da composição vegetal e da presença de vertebrados herbívoros».

Diário Digital / Lusa
12-04-2008 11:51:23 in http://diariodigital.sapo.pt

Wednesday, April 9, 2008

O MAR

Ondas que descansam no seu gesto nupcial
abrem-se caem
amorosamente sobre os próprios lábios
e a areia
ancas verdes violetas na violência viva
rumor do ilimite na gravidez da água
sussurros gritos minerais inércia magnífica
volúpia de agonia movimentos de amor
morte em cada onda sublevação inaugural
abre-se o corpo que ama na consciência nua
e o corpo é o instante nunca mais e sempre
ó seios e nuvens que na areia se despenham
ó vento anterior ao vento ó cabeças espumosas
ó silêncio sobre o estrépito de amorosas explosões
ó eternidade do mar ensimesmado unânime
em amor e desamor de anónimos amplexos
múltiplo e uno nas suas baixelas cintilantes
ó mar ó presença ondulada do infinito
ó retorno incessante da paixão frigidíssima
ó violenta indolência sempre longínqua sempre ausente
ó catedral profunda que desmoronando-se permanece!


António Ramos Rosa
Facilidade do Ar
Lisboa, Caminho, 1990

Tuesday, April 8, 2008

Emprego: Portugal é 3º da UE com maior peso de microempresas

Emprego: Portugal é 3º da UE com maior peso de microempresas
António Eduardo Ferreira

Portugal é o terceiro país da UE com maior peso de empresas de muito pequena dimensão, segundo números do pelo Eurostat que excluem as actividades financeiras. Cerca de 850 mil microempresas existentes em 2005 absorviam quase 43% dos trabalhadores em situação activa na economia.
Os dados do gabinete europeu de estatística indicam que, no sector não financeiro, o universo português das microempresas (um a nove trabalhadores) geravam um valor acrescentado 60 mil milhões de euros e 3,276 milhões de empregos, ou seja 42,7% do total no sector não-financeiro da economia.

À frente de Portugal em termos do peso no emprego aparecem apenas a Grécia (56,6%) e a Itália (47,1%), refere o relatório divulgado esta terça-feira.

Ainda no caso de Portugal, acrescentando os 22,9% do emprego total gerado pelas pequenas empresas (10-49 trabalhadores) e os 16,4% das empresas de média dimensão (50-249 empregos), conclui-se que as PME (micro, pequenas e médias empresas) são responsáveis por mais de 80% do emprego.

Quanto às grandes empresas (mais de 249 trabalhadores), o emprego gerado em Portugal pesa apenas 18% do sector não-financeiro, a percentagem mais baixa no seio da UE.
No conjunto da União Europeia (UE-27), existiam 16,647 milhões de microempresas - num total de quase 20 milhões de PME responsáveis por 92% de todo o sector não financeiro da economia -, gerando uma riqueza de 1,1 bilião de euros, e 30 milhões de empregos (21% do valor acrescentado e 29,6% do total do emprego gerado pelas empresas excluídas as do sector o financeiro).

08-04-2008 10:34:33
in http://diariodigital.sapo.pt/

Monday, April 7, 2008

Santiago do Cacém: Lagoa de Santo André aberta ao mar

A Lagoa de Santo André (Santiago do Cacém) foi hoje aberta artificialmente ao mar, um ritual do século XVII que se repete anualmente no início da Primavera e que este ano atraiu à praia cerca de 600 espectadores.
Pouco passava das 16:30 quando a última língua de areia que separava a lagoa do Oceano Atlântico foi «engolida» por uma das três máquinas (uma giratória e duas bulldozer ou lagartas) envolvidas na operação.

De máquina fotográfica em punho e trajados a preceito, com calções, t-shirt e chinelos, os curiosos mais afoitos lá iam metendo o pé na água para conseguir a melhor das imagens que ilustrasse o primeiro contacto entre a lagoa e o mar, separados até então por um cordão dunar de 150 metros.

O ritual data do século XVII, de acordo com os registos mais antigos de que dispõe a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS).
Nessa altura, «as populações empenhavam-se para fazer a abertura da lagoa no mês de Março e era sempre à força de pás», lembrou Ana Maria Vidal, técnica responsável da RNLSAS.

Anos mais tarde, os trabalhos passaram a ser feitos com o recurso a «carros de bois». Hoje, é a força das máquinas que é posta ao serviço da natureza.

Este ano, o contrato com uma empresa local cifrou-se em 10 mil euros, montante assegurado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

A iniciativa, promovida anualmente pela Reserva, conquista todos os anos muitos visitantes, que acorrem à Praia da Costa de Santo André para assistir de perto aos últimos trabalhos das máquinas, que decorrem durante vários dias antes do aguardado momento.

Há quem não prescinda do boné ou do chapéu-de-sol para passar algumas horas no areal e fazer face aos raios de Sol trazidos pelos primeiros tempos da Primavera. E o que não falta são visitantes vindos de outros locais, como Lisboa.

Terminados os trabalhos, é esperar para ver quanto tempo aguentará a lagoa aberta às águas do oceano, já que o processo de encerramento ocorre de forma natural.

«Este ano, a previsão de abertura é de quatro a cinco dias, o que é muito mau para o sistema lagunar», lamenta Ana Maria Vidal, frisando que os escassos seis metros de altura da água da lagoa são insuficientes para manter a ligação por mais tempo.

«Esperemos que o mar continue 'chão', como está hoje, para ver se a lagoa fica aberta mais uns dias, de modo a que se possa fazer a renovação completa da água», almeja a técnica, explicando que o período de comunicação varia habitualmente de dois dias a três meses.

O dia de hoje foi escolhido para a acção por estarem reunidas as condições, como a maior amplitude das marés (a maior e a mais baixa no mesmo dia), o fim do ciclo lunar e o vento tão calmo quanto possível.

A intervenção é «essencial» à renovação das águas e à exportação de matéria orgânica e nutrientes para a faixa costeira, assegurando, em simultâneo, a entrada de sedimentos arenosos e organismos (peixes e invertebrados), que garantem a continuidade da actividade piscatória na lagoa.

A pesca é uma das principais actividades económicas desenvolvidas na zona, com uma tradição histórica que remonta ao século XVII.

A captura da enguia, com recurso às nassas (arte de pesca), é das mais activas da lagoa, povoada também por outras espécies piscícolas, aves aquáticas (galeirão, pato, garça e cegonha) e mamíferos, como a lontra.

Considerada o maior sistema lagunar da costa alentejana, a Lagoa de Santo André está classificada como Sítio RAMSAR - Zona Húmida de Importância Internacional.

Diário Digital / Lusa

04-04-2008 19:24:00

Friday, April 4, 2008

Concentração de Beijos

Ora aqui está uma concentração que nunca tinha ido! Não, não metia motos, esta metia pessoas e muitas!! Era uma concentração de beijos!
Uma marca de roupa muito conhecida daqui de Madrid organizou este fantástico evento! Foi muito divertido, cheio de boa energia e a mensagem era muito bonita! Claro que havia pares que demonstravam muito bem o que sentiam :D

Tuesday, April 1, 2008

A ti amiga...

Keep Holding On

You're not alone
Together we stand
I'll be by your side, you know I'll take your hand
When it gets cold
And it feels like the end
There's no place to go
You know I won't give in
No I won't give in

Keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through
Just stay strong
'Cause you know I'm here for you, I'm here for you
There's nothing you could say
Nothing you could do
There's no other way when it comes to the truth
So keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through

So far away
I wish you were here
Before it's too late, this could all disappear
Before the doors close
And it comes to an end
With you by my side I will fight and defend
I'll fight and defend
Yeah, yeah

Keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through
Just stay strong
'Cause you know I'm here for you, I'm here for you
There's nothing you could say

Nothing you could do
There's no other way when it comes to the truth
So keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through

Hear me when I say, when I say I believe
Nothing's gonna change, nothing's gonna change destiny
Whatever's meant to be will work out perfectly
Yeah, yeah, yeah, yeah

La da da da
La da da da
La da da da da da da da da

Keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through
Just stay strong
'Cause you know I'm here for you, I'm here for you
There's nothing you could say
Nothing you could do
There's no other way when it comes to the truth
So keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through

Keep holding on
Keep holding on

There's nothing you could say
Nothing you could do
There's no other way when it comes to the truth
So keep holding on
'Cause you know we'll make it through, we'll make it through


Avril Lavigne