Tuesday, August 5, 2008

Tropa de Elite



Um filme brasileiro que nos mostra a dura realidade. Temas como droga, corrupção e violência são aí retratados de forma surpreedentemente real. Um filme violento mas muito bom que aconselho a ver.



Rodaram o filme nas favelas do Brasil e tiveram mesmo elementos da equipa sequestrada, tal como é comentado em: http://www.adorocinema.com/filmes/tropa-de-elite/tropa-de-elite.asp

"- Em novembro de 2006 traficantes do morro Chapéu Mangueira, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralizadas por cerca de duas semanas.

- Após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.

- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007. "


Sinopse:

1997. O dia-a-dia do grupo de policias e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para o seu posto. Paralelamente, dois amigos de infância tornam-se policias e destacam-se pela honestidade e honra ao realizar suas funções, indignando-se com a corrupção existente no batalhão em que atuam.


Prémios:
Ganhou 9 prêmios no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, nas categorias de Melhor Filme - Voto Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Ator Coadjuvante (Milhem Cortaz), Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Edição - Ficção, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim.

Um filme a não perder.

No comments: