Friday, December 7, 2007

Pais e Filhos

Hoje em dia é dificil haver bons pais e bons filhos. Os pais têm de trabalhar para sustentar os filhos e a sua educação, a casa, o carro e uma série de coisas mais...Deixou de haver tempo para estar com eles. Se choram ou fazem birra os pais, com pouca paciência para aturar os pequenos começam a fazer-lhes as vontades. Nada como pôr uma Playstation nas mãos de uma criança para ela estar entretida e não chatear os pais que estão cansados de um dia de trabalho excessivo. A criança começa a aprender a manipular os pais pois sabe que se faz uma birra leva aquilo que quer...começa um ciclo vicioso. Eu sou daquelas pessoas que defende que temos de tirar um tempo para conversar com eles, para entender o que se passa naquelas pequenas cabeças, de ensinar que existe um mundo que não é só internet nem playstation...mas...que sei eu e quem sou eu para falar se nem filhos tenho. Pois, sei o que vejo e sei o que algumas crianças pensam mas prática nestas coisas confesso que não tenho. Apenas sei o que é crescer numa casa onde os pais não têm tempo para os filhos, onde querem dar o melhor aos seus filhos mas esquecem-se que nunca estão presentes e que a melhor prenda que às vezes se pode ter é a companhia ou uma conversa aberta, coisas simples que hoje se tornam complicadas de oferecer. Nem sabem o mal que estão a fazer a esta nova geração...não há tempo para nada, não há interesse pelas pequenas coisas, pelas coisas simples e belas da vida, pelas conversas entre amigos, pelo companheirismo...Hoje em dia parece que já não existe a verdadeira amizade, há a amizade dos copos, a amizade das tardes de playstation, a amizade de interesse, seja por dinheiro por conhecimentos ou por qualquer outra razão que não a verdadeira amizade. Quantas vezes uma criança é desprezada porque não tem um telemóvel, uma plastation ou uns ténis ou roupa de marca? Que estamos nós a formar? Sei que não é fácil ser mãe ou pai nos dias de hoje...mas olhem á volta...olhem para as pessoas que estamos a formar e vão ser o nosso futuro. Tentem ouvir um pouco mais os vossos filhos, tirem um tempo para estar com eles, dêm uns abraços e um sorriso de vez em quando...quantas vezes não quiz que me fizessem isso...mas nunca pedia e eles também nunca vão pedir...Como dizia a carta de despedida do meu tio, "para o melhor pai do mundo daquele que deveria ter sido e nunca foi o melhor filho do mundo"...mal ele sabia que tinha sido um filho excelente...mas o pai não o soube ouvir e hoje...bem, hoje só ele sabe o que sente...eu sei que ele para mim era o melhor tio do mundo e ainda hoje não acredito que partiu. Por isso, e apesar de não ter qualquer experiência prática, digo e peço que oiçam os vossos filhos e os ajudem, pois eles um dia vão ser pais e vão fazer o mesmo com os seus filhos.

No comments: